Hiit: dicas, como fazer, exemplos, variações de treino, melhor treino.

O Hiit está cada vez mais famoso, tem muita gente adotando como treino, ele é realmente interessante.

Mas antes de começar a fazer esse tipo de treino é importante conhecer muito bem, saber o que trabalha, os benefícios que pode trazer para seu corpo e como fazer. Por isso não deixe de conferir o que vamos falar aqui, são assuntos importantes que não pode deixar de saber.

Antes de mais nada saiba o que significa Hiit, essa é uma abreviação de High Intensity Interval Training, que significa Treino Intervalado de Alta Intensidade. Isso quer dizer que nesse tipo de treino você vai fazer exercícios aeróbicos em máxima intensidade, mas por um curto período de tempo, e claro com intervalos que são os momentos de descanso.

É possível fazer esse tipo de treino com qualquer exercício, se você gosta de correr, pode fazer o hiit nessa atividade, se curte fazer bicicleta, flexões, natação ou qualquer outra atividade é possível fazer o treino intervalado. Não é atoa que o hiit está famoso, ele tem muitas vantagens, além disso, não será necessário gastar horas na academia para perder peso e ficar em forma.

Com o treino intervalado de alta intensidade é possível aumentar o excesso de consumo de oxigênio pós-treino. Quando uma pessoa faz o Hiit o corpo dela demora muitas horas para voltar ao estado normal, durante esse tempo o metabolismo continua muito acelerado e mais caloria é gasta nesse tempo. Essa é uma das maiores vantagens desse tipo de treino, ele é perfeito para quem quer emagrecer ou apenas perder alguns quilinhos que tem a mais.

Mas não é só isso, como a absorção de oxigênio aumenta a capacidade cardiovascular melhora, ela também auxilia a produção de hormônios para lipólise. E o melhor ainda está por vir, você não precisa fazer academia para praticar o hiit, se está com a grana curta vai conseguir fazer os exercícios em casa mesmo, na rua, praça ou qualquer outro lugar. Não é necessário nenhum aparelho para obter todos esses benefícios.

Para se manter em constante movimento e fazer um treino intervalado de alta tensão vamos mostrar aqui como fazer e qual a melhor forma. Como foi dito é possível fazer o Hiit em qualquer lugar, pode ser correndo, na bicicleta, entre outros aparelhos, mas queremos mostrar que é possível fazer em casa também, sem a necessidade de um aparelho.

Como fazer Hiit em casa

Quer ter um bom condicionamento físico, melhorar sua performance, emagrecer e definir? O Treino intervalado de alta intensidade é uma ótima opção, o mais interessante é que você pode fazer em casa mesmo, sem utilizar nenhum aparelho, por isso veja aqui uma opção de treino e aprenda como fazer hitt em casa.

Esse programa é bem simples e perfeito para quem quer começar agora, é importante saber que você vai ficar bem cansado durante o treino por causa da intensidade dele, a atividade é curta, você vai gastar apenas 20 minutos, sendo que geralmente 3 minutos é de alongamento. Lembramos também que é muito importante obedecer o descanso de 30 segundo, durante esse intervalo você descansa e se prepara para o próximo exercício.

Separamos cinco exercícios que você pode fazer em casa e em um pequeno espaço, faça o treino quantas vezes quiser, pode ser todos os dias, mas indicamos pelo menos três vezes por semana para perceber o resultado.

O primeiro exercício é o mountain climber:

Coloque as mãos e pés no chão, virado para o chão, seu corpo vai estar apoiado apenas pelas mãos e pés. Em seguida puxe uma perna de cada vez levando até o peito, quanto mais rápido fizer melhor.

O segundo exercício é a remada:

Na mesma posição você vai trabalhar os braços, tire um braço de cada vez do chão, se sustentando dessa forma apenas em três apoios. Você deve flexionar o braço para trás.

O terceiro exercício é o salto:

O salto pode ser realizado de várias formas, mas vamos mostrar um muito simples, provavelmente quando criança você brincou de colocar cada vez um pé em um degrau da escada e ia trocando. É exatamente isso que você vai fazer.

O quarto exercício é o agachamento:

Lembramos que homens e mulheres podem fazer esse exercício. O agachamento é muito simples, você deve manter as pernas um pouco afastadas e agachar sem que o joelho ultrapasse a linha do pé.

O quinto e último exercício é a flexão:

Esse todo mundo conhece, se você não dá conta de fazer a flexão ainda, pois ela é realmente difícil, a nossa dica é apoiar nos joelho e não nos pés.

Faça cada um dos exercícios por um minutos, descanse por 30 segundos e comece o outro exercício. Assim que acabar a série você pode repetir mais 2 vezes para deixar o treino ainda mais completo. Não se esqueça de alongar, o alongamento pode ser feito antes ou depois do exercício, mas ele é muito importante e não pode ser deixado de lado.

Para facilitar sua vida e deixar seu treino de Hiit ainda mais completo e cheio de exercícios diferentes você pode usar aplicativos, existem vários aplicativos que podem te ajudar, um deles é o Nike Training e outro é o BTFit, com qualquer um desses você vai conseguir fazer um bom treino intervalado de alta tensão.

O interessante desses aplicativos é que você pode fazer variação de treinos, não irá ficar preso a apenas esse que mostramos e fazendo sempre a mesma coisa, lá você consegue criar um programa interessante que vai ajudar a emagrecer e definir. É possível trabalhar o corpo todo com o hiit, mas será necessário fazer exercícios diferentes e claro, não deixar de treinar. Uma dica legal é chamar outras pessoas para treinar com você, sua mãe, irmão, pai e até os vizinhos, chame todo mundo para treinar, será rápido e vocês não vão ver o tempo passar.

O melhor treino de Hiit será o que você mais gostar e se identificar, pode ser um treino simples como esse que mostramos, pode ser uma corrida, que nesse caso você vai alternar a caminha com a corrida leve e a corrida mais intensa. Não existe o melhor treino de Hiit e sim o que você mais gosta e se identifica. Se tiver alguma dúvida deixe um comentário que podemos ajudar.

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